domingo, 23 de outubro de 2011

Lesões no esporte: prevenção e tratamento



http://www.efdeportes.com/efd44/lesion.htm


Praticar exercícios físicos é um benefício real à saúde, vários estudos mostram que a atividade física previne uma série de doenças, mas a prática excessiva e incorreta pode levar o individuo a ter lesões musculares (macro ou microtraumáticas), por muitas vezes, graves.
As duas lesões musculares mais comuns são a contratura e o estiramento muscular, lesões que, frequentemente, acometem os jogadores de futebol e praticantes de atividades em academias.
Geralmente, quando alguém pratica algum exercício físico, mudando os estímulos, sejam estes, volume, intensidade, ângulo ou tipo de exercício, possivelmente depois ficará sentindo dores musculares (dor tardia pós- esforço), isso porque, nesse processo os músculos sofrem pequenas lesões (micro rupturas), oque normalmente sessa após um período de 48 horas e quando as fibras são cicatrizadas há uma adaptação metabólica do tecido, que aos poucos vai ganhando força e volume. É através desse processo que as pessoas ganham massa muscular, e ficam com os músculos rígidos e fortes.
Isso acontece com as pessoas que fazem os exercícios físicos de maneira adequada, já quem exagera na intensidade dos exercícios, provoca lesões maiores que as normais, levando a inflamação do músculo, tendão ou ligamento que não consegue se recuperar. Por conta disso, as pessoas acabam ficando com essas lesões, que podem se manifestar através de inchaço e hematomas. É importante identificar em que fase depois de adquirida está a lesão, ruptura, edema ou fibrose para dar início ao tratamento, administrando medicamentos, gelo e fisioterapia, para que à partir de então faça o fortalecimento muscular.

Estiramento

O estiramento muscular – lesão que ocorre com mais frequência – ocorre quando o indivíduo alonga de modo excessivo as fibras musculares, fazendo com que elas se rompam, o que provoca a lesão. Existem três níveis de estiramento muscular, o mais grave, nível 3, atinge mais de 50% das fibras, o que pode diminuir a capacidade do músculo se contrair e se alongar.
Para quem não tem costume de praticar esportes, é preciso começar com calma. Inicie a prática de exercícios físicos de forma gradativa, e nunca se esqueça de pedir orientação a um profissional de educação física capacitado.

Contratura

Essa lesão é a segunda mais frequente na prática de exercícios físicos. Na contratura, não há um rompimento das fibras musculares. Durante os exercícios essas fibras se contraem e depois alongam novamente, esse é um processo normal. Quando elas contraem e não conseguem voltar ao normal, geralmente, a pessoa sente uma fisgada e o músculo fica endurecido, é isso que acontece quando ela sofre uma contratura.
A causa é a mesma da lesão anterior, esforço excessivo do músculo, incapacidade de estirar/contrair do músculo, etc. A recomendação é respeitar o limite do seu corpo, dosar a intensidade correta, incluir sessões de alongamentos após ou intermitente ao treino. O descanso entre as sessões é fundamental para a recuperação osteomuscular.