quarta-feira, 20 de maio de 2015

OVERTRAINING 🔪

É importante ficarmos atentos aos sinais do nosso corpo. A falta de desempenho e alguns sintomas relacionados podem estar  associados ao OVERTRAINING.
.
.
O overtraining pode ser caracterizado como desordem fisiológica que acomete principalmente atletas, causando redução do desempenho competitivo,incapacidade de manutenção das cargas de treinamento, fadiga crônica, desequilíbrios na homeostasia, enfermidades freqüentes e transtornos psicológicos (KUIPERS, 1998; MAcKINNON, 2000; HALSON; JEUKENDRUP, 2004). .
.
O desequilíbrio nas cargas de treinamento, excesso de competições e períodos inadequados de recuperação são alguns dos principais agentes causadores do overtraining, que pode durar semanas ou até meses. (LEHMANN; LORMES; OPITZ-GRESS et al., 1997; HEDELIN; KENITA; WIKLUND et al., 2000). 
.
.
Segundo Halson e Jeukendrup (2004), o overtraining é definido como o acúmulo de cargas intensas de treinamento com recuperação inadequada que resulta em queda na performance por um longo período; sendo assim, quando mais precoce o diagnóstico, melhor a restauração da performance.