sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Referências científicas do benefício do vinho

Segundo pesquisas da Sociedade Europeia de Cardiologia, uma taça por dia é suficiente para reduzir em, pelo menos, 11%o risco de infecções bacterianas que causam doenças como úlceras, gastrites, infecções e diversos tipos de câncer.

Segundo estudos de universidades estadunidenses e suecas, consumir  vinho com moderação, principalmente em idades mais maduras (a partir dos 40), fortalece os ossos, veias e artérias, prevenindo muitos problemas que costumam aparecer em idades mais avançadas, como osteoporose e varizes.

Centro de Ciência Epidemiológica Dinamarquês concluiu que beber vinho regularmente reduz em quase um terço o tempo de espera pela gravidez. A pesquisa foi realizada com 30 mil mulheres.

Um estudo dos epidemiologistas da University of Buffalo concluiu que, dentre as pessoas estudadas, as que ingeriram vinho nos últimos 30 dias, apresentaram menor tamanho abdominal.

Segundo a escola de medicina da Universidade de Boston, beber vinho com moderação produz resultados melhores em testes de habilidade, emoção e mobilidade, além de aprimorar a capacidade de entendimento na meia-idade. Tudo isso pode ser um sinal de melhora na paciência.

Experimentos de laboratório da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que duas taças de vinho por dia aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o ruim (LDL). Mas não basta apenas beber vinho e ficar esperando os resultados, como em um passo de mágica; é preciso se movimentar, caminhar e fazer exercícios.

Entre as propriedades mais estudadas, está o fator de prevenção de doenças cardiovasculares, enfermidades que constituem a maior causa de mortes no mundo. A bebida tem ação antiplaquetária, pois contribui para a redução dos níveis de lipídios e colesterol, agentes responsáveis pela formação de placas que podem obstruir as artérias. Além disso, é um vasodilatador, o que favorece a redução da pressão sanguínea. Essas duas características fazem do vinho um importante aliado contra o infarto.

De acordo com estudos do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Udine, o vinho é a única bebida capaz de retardar esses efeitos da idade. Beber moderadamente, ao longo dos anos, deixa mais lenta a degeneração da retina e ainda previne os riscos de cegueira.

O vinho ajuda a preservar a memória, inclusive na terceira idade. Segundo o setor médico da Universidade do Arizona, isso acontece porque o vinho previne coagulação do sangue e reduz a inflamação dos vasos sanguíneos. Tudo isso está relacionado à preservação da memória.

Os flavonoides encontrados nas uvas também ajuda a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas, que poderiam levar à redução de memória e até à demência.

Uma pesquisa publicada no The Journal of Sexual Medicine, realizada com 800 mulheres italianas, concluiu que quem consome duas taças de vinho por dia apresenta aumento no nível de desejo e satisfação sexual.

O motivo é que os compostos do vinho tinto aumentam o fluxo de sangue em áreas específicas do corpo.

Bons vinhos!!!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

EXERCÍCIOS CONJUGADOS OU ISOLADOS

Mais uma vez depende!
Para quem e por que?

Uma ótima estratégia usada tanto com alunos iniciantes quanto avançados é a utilização de exercícios conjugados (EC) ou seja, após ou junto de um exercício, utiliza-se outro.
Pode ser de mesmo grupo muscular ou diferente, o importante é aplicabilidade deste sistema.
No EC vc ganha tempo, pois executa dois exercícios seguidos, fazendo com que sobre mais tempo para aeróbio, alongamento ou um passeio no shopping. 😏
Em contrapartida, o exercício isolado (EI) pode dar mais ênfase em um grupo muscular que apresente algum desequilíbrio, perda de força ou desempenho, já que no conjugado pode-se comprometer "o gás" do indivíduo. Ambos são excelentes para estímulo metabólico quanto para o tensional, tudo vai depender do seu tempo e disposição. Eu particularmente prefiro para o tensional em alunos avançados e metabólicos em alunos iniciantes.
Alguns cuidados devem ser tomados ao conjugar, pois algumas variáveis do treinamento se não for bem controladas como: volume, intensidade, descanso, combinações entre grupos musculares, podem comprometer o mérito do sistema.
Consulte o seu Personal, ou contrate um. #FelipePedrosaPersonal