sábado, 13 de fevereiro de 2016

Leg press, um poderoso aliado

O exercício leg press é um dos mais solicitados nas salas de musculação, mas vc sabe o que  realmente trabalha? As suas variações e a suas "macaquices" para que servem?
A princípio as musculaturas mais solicitadas são:
👉🏼Glúteo Máximo, Isquiotibiais, porção extensora do Adutor Magno e quadríceps.
Vemos ainda umas variações no posicionamento dos pés, mais abertos ou fechados, mais alto ou mais baixos. Isso só mudará a adaptação e conforto do indivíduo ao exercício, não recruta mais aqui ou ali como alguns acreditam. É fundamental melhorar a mobilidade das articulações dos quadris e tornozelos, através de exercícios específicos ou os joelhos e a coluna vão sofrer com as consequências. Obviamente não podemos esquecer dos encurtamentos e morfologias ósseas que afetarão diretamente o alinhamento das patelas.
Ao se sentar no leg press, preste atenção em preservar o posicionamento em neutra da pelve, nunca em retroversão (apagando a curvatura lombar fisiológica) e tão pouco acentuando a mesma em anteroversão;
Mantenha o transverso do abdômen contraído durante toda a série;
Com as demais curvaturas da coluna preservadas da mesma maneira e ombros apoiados no encosto;
Os pés a uma altura de tal modo que com os joelhos estendidos (JAMAIS ENCAIXADOS) se consiga manter um ângulo de 90 graus entre quadris e coxas;
Os pés ligeiramente afastados e levemente voltados para fora. Cada indivíduo nasce com um certo ângulo de rotação do colo do fêmur, podendo este se apresentar em retro, neutro ou anteversão, assim sendo cabe ao professor observar o quanto cada indivíduo deverá angular a ponta dos pés para fora de maneira que a linha mecânica do movimento seja mantida, onde, na fase negativa (excêntrica), as coxas se fletem sobre as tíbias e estas sobre os pés e fazendo o mesmo caminho de volta na fase positiva (concêntrica). Qualquer alteração dessa linha mecânica gerará estresses sobre determinados tecidos moles, como ligamentos colaterais, cápsula articular, tendões bem como podendo afetar o alinhamento da patela desencadeando uma série de tendinites e/ou processos de desgaste articular.
Pronto! Agora é sentar, colocar carga e executar. Bons treinos #FelipePedrosaPersonal #treino