terça-feira, 14 de junho de 2016

Celular e coluna cervical

Um estudo recente sugere que olhar para baixo, para um telemóvel equivale a colocar um peso de 27 Kg sobre o pescoço. De uma forma mais gráfica, 27 Kg corresponderão aproximadamente a 6 sacos de supermercado carregados de comida,  ou mesmo ao peso médio de uma criança de 8 anos.
De acordo com cálculos recentemente publicados no jornal Surgical Technology International, a força exercida sobre a cabeça de um adulto, quando se encontra a olhar para baixo, para o telemóvel.
O Dr. Kenneth Hansraj, cirurgião da coluna deduziu estes números através da utilização de um modelo computorizado da coluna humana. O peso médio da cabeça humana ronda os 5 Kg e o movimento de olhar para baixo para ler o último tweet ou enviar um sms aumenta o peso gravitacional no dito crânio.
“À medida que a cabeça se inclina para a frente, a força suportada pelo pescoço passa pelos 12Kg aos 15º de inclinação, 18 Kg aos 30º, 22 Kg aos 45º e 27 Kg aos 60º”, valores apurados pelo Dr. Hansraj.
Na sociedade atual, as pessoas dedicam cada vez mais tempo à utilização de telemóveis, para os mais variados objetivos. Para além do fenómeno das redes sociais e outras ferramentas de comunicação, que levam as pessoas a manter uma presença constante de e com todos os seus contatos, os telemóveis substituem cada vez mais outros instrumentos, como máquinas fotográficas, aparelhos de GPS, entre muitos mais. Esta utilização intensiva vai manter um em stress constante a coluna dos utilizadores. Este comportamento, segundo do Dr. Hansraj, “pode conduzir a um desgaste, degeneração e necessidade de intervenção cirúrgica”.
Claro que os fisioterapeutas têm vindo a chamar a atenção sobre a praga do “Text Neck”, já desde há alguns anos. No entanto, com tudo o que um telemóvel representa hoje em dia, fazer chegar este aviso ao bom senso dos utilizadores será uma tarefa difícil.
 
 
fonte: TheAtlantic.com
(Olga Khazannov - "What Texting Does to the Spine"), sobre o estudo original, 
"Assessment of Stresses in the Cervical Spine Caused by Posture and Position of the Head"
KENNETH K. HANSRAJ, MD
CHIEF OF SPINE SURGERY
NEW YORK SPINE SURGERY & REHABILITATION MEDICINE