segunda-feira, 28 de março de 2016

Quantas vezes devo treinar por semana?

Uma dúvida paira sobre a mente de quem quer começar um programa de treinamento em academia. Quantas vezes por semana eu devo treinar para "ganhar resultados"?
Primeiro eu aconselho escolher uma academia por indicação, boa estrutura, atendimento e profissionais, perto da sua casa, para evitar problemas de logística, chuva, estacionamento e etc, e então definir quantas vezes vc irá treinar/semana. Um estudo conduzido por Gentil et al, 2015 apresentou insignificante diferença entre pessoas que treinaram 1 ou 2 X/semana para ganhos  de circunferência  de braço e força. 
Em uma pesquisa conduzida por Soares (2001) com atletas de handebol do sexo feminino, aonde o objeto de pesquisa era saber se 3 sessões de treinamento semanais podem promover uma melhora potência anaeróbia alática nas atletas. Foi encontrada uma melhora substancial desta resistência, ficando claro que o treinamento feito de maneira correta pode melhorar em muito este parâmetro, mas também a resistência anaeróbica lática, bastante usada em treinamentos de força. Com isso fica claro que 3 treinos por semana podem auxiliar bastante na melhora da força e consequentemente da hipertrofia.
Por fim, Benton (2011) fez um estudo comparativo entre 2 protocolos de exercícios, sendo que em um deles foi usado um treinamento de 4 sessões e no outro de 3/semana. Não foram encontradas diferenças entre os protocolos, o que deixa claro que a qualidade do treino, alimentação e descanso é muito mais influente do que a frequência semanal. Independente de quantas vezes, opte pela qualidade, vá e treine, descanse e nunca pare! #FelipePedrosaPersonal #treino #hipertrofia #dieta #academia #gym