segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Escolha qual proteína ingerir e bons treinos


Atletas específicos em atividades aeróbias e idosos são mais suscetíveis à infecções respiratórias, por isso o uso de suplementos estimulantes pode ser interessante nessa faixa etária. Estudos recentes têm demonstrado que a faixa de idade mais beneficiada pelo uso de suplementos imunoestimulantes seria aquela que concentra indivíduos em idade superior a 60 anos.Vários suplementos disponíveis em lojas de suplementos ou farmácias tem esse efeito. Produtos interessantes são derivados especiais do whey, que tem demonstrado, em estudos, possuir efeito imunoestimulante em atletas e idosos (Cross ML, Gil HS, 1999). Além disso, há uma tendência a se incorporar glutamina dipeptidio, ou suplementos de glutamina derivados do trigo, para compor suplementos. A glutamina é um ótimo imunoestimulante se utilizado nas doses adequadas. Além destes, devemos avaliar se há a presença de zinco, selênio, vitamina A, etc, já que todos têm demonstrado também essa mesma atividade imunoestimulante (Yao et all, 2005).
 Mesmo que 1 gr de proteína corresponda em qualquer caso a 4 calorias, a quantidade de proteína que nosso corpo pode digerir e usar para o processo de construção de músculos não é sempre 100%.Na verdade, a fonte de proteína natural melhor digerível é o ovo, o qual a porcentagem de utilização pelo nosso corpo é 94%. Devido ao fato do ovo ter a melhor taxa de absorção de qualquer fonte natural, ele ganhou a graduação “100” e todas as outras proteínas são graduadas de acordo como são digeridas quando comparadas à proteína do ovo. Hoje em dia existem proteínas que são ainda melhor digeridas do que a proteína do ovo (whey protein) e possuem utilização pelo corpo maior do que 94%. Então estas proteínas têm graduação maiores do que a antiga graduação máxima de 100 do ovo. Valor biológico é a escala de graduação usada para determinar que porcentagem de uma determinada fonte nutricional é usada pelo corpo. Esta escala é particularmente útil para comparar as proteínas completas, que são as mais interessantes para atletas e esportistas. O valor biológico mede a eficiência pela qual seu corpo usa uma fonte específica de proteína. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio seu corpo irá reter.
Abaixo está uma lista de diferentes fontes de proteínas e suas respectivas graduações:

Fontes de Proteína Natural
ALIMENTO
GRADUAÇÃO
Ovo (inteiro)
100
Leite de vaca
91
Clara de ovo (albumina)
88
Peixe
83
Bife magro
80
Frango
79
Arroz
59
Feijão
49
No caso de proteínas criadas em laboratório, abaixo está uma pequena lista de algumas destas fontes proteicas as quais podem ser encontradas nos suplementos da atualidade. Veja como elas se comparam com as fontes naturais listadas acima.
Fontes de Proteínas Criadas em Laboratório
SUPLEMENTO
GRADUAÇÃO
Whey Protein Isolado
110 -159
Whey Protein Concentrado
104
Caseína
77
Proteína da Soja
74

Fonte de Pesquisa:

Food and Agriculture Organization of the United Nations. The Amino Acid Content of Foods and Biological Data on Proteins.