segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Desequilíbrio Muscular

Boa parte das lesões que recebo de coluna, ombros e joelhos estão relacionadas ao desequilíbrio muscular. A estabilidade corporal, responsável pelo alinhamento do corpo, é diretamente ligada ao controle do Sistema Nervoso Central, logo, qualquer disfunção neste mecanismo vai promover instabilidade, a qual será compensada pelo corpo de alguma forma. Uma dessas formas é causando um desequilíbrio entre músculos (Liebenson & Lardner, 1999). De modo que os músculos que são mais utilizados, seja em tarefas do dia-a-dia, seja por práticas esportivas, tornam-se mais fortes e mais encurtados. Por conseqüência, ocorre um enfraquecimento e estiramento dos músculos antagonistas (Christensen, 2000).
O desequilíbrio muscular pode ser explicado pela diferença de força e flexibilidade entre grupos musculares que atuam sobre uma mesma articulação, isto é, ocorre quando determinado grupo muscular apresenta-se mais forte e/ou mais tensionado do que seu respectivo antagonista (Klee et al, 2004). Lesões comuns ocorrem em corredores regulares e ciclistas de estrada.
O desequilíbrio muscular pode estar associado a diversos fatores, como: uso inadequado, repetição excessiva, má postura, patologias articulares e/ou musculares, contraturas, déficits neurológicos, desuso ou atrofia, prática indiscriminada de atividades esportivas, dentre outras (Stokes, 2000). Este desequilíbrio causa um desalinhamento nas estruturas ósseas e consequentemente os tecidos moles não suportam a carga e geram dor ou lesão, muito das vezes tornam-doas crônicas.
A profilaxia para isso, cabe um treino de força associado a flexibilidade da musculatura paralelamente, aplicando a sobrecarga e uniformemente nas musculaturas agonistas e antagonistas. 
#FelipePedrosaPersonal