sábado, 26 de janeiro de 2013

FDA aprova três novos tratamentos para o diabetes tipo 2

http://www.fda.gov/default.htm

     
-

FDA COMUNICADO DE IMPRENSA

Para divulgação imediata: janeiro 25, 2013
Consultas de mídia: Morgan Liscinsky, 301-796-0397; morgan.liscinsky @ fda.hhs.gov
Consultas de Consumo: 888-INFO-FDA
FDA aprova três novos tratamentos para o diabetes tipo 2
A Food and Drug Administration EUA aprovou hoje três novos produtos para uso com dieta e exercícios para melhorar o controle de açúcar no sangue em adultos com diabetes tipo 2: Nesina (alogliptin) comprimidos, Kazano (alogliptin e cloridrato de metformina) comprimidos, e Oseni (alogliptin e pioglitazona) comprimidos.
Alogliptin é um novo ingrediente ativo, enquanto o cloridrato de metformina e pioglitazona já estão aprovados pelo FDA para o tratamento do diabetes tipo 2. Como a forma mais comum da doença, o diabetes tipo 2 afeta cerca de 24 milhões de pessoas e é responsável por mais de 90 por cento dos casos de diabetes diagnosticados nos Estados Unidos.
Pessoas com diabetes tipo 2 são ou resistente à insulina ou não produzem insulina suficiente, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue. Com o tempo, os níveis elevados de açúcar no sangue pode aumentar o risco de complicações graves, incluindo doenças cardíacas, cegueira e danos nos rins e nervos.
"Controlar os níveis de açúcar no sangue é muito importante no tratamento e cuidado do diabetes", disse Mary Parks, MD, diretor da Divisão de Metabolismo e Endocrinologia Produtos no Centro do FDA para Avaliação e Pesquisa de Drogas. "Alogliptin ajuda a estimular a liberação de insulina depois de uma refeição, o que leva a um melhor controle de açúcar no sangue."
Nesina, Kazano e Oseni foram estudados como stand-alone terapias (monoterapias) e em combinação com outras terapias de diabetes do tipo 2, incluindo sulfonilureias e insulina. Eles não devem ser usados ​​para tratar pessoas com diabetes do tipo 1, ou aqueles que têm aumentado as cetonas no sangue ou na urina (cetoacidose diabética).
Nesina demonstrou ser segura e eficaz em 14 ensaios clínicos envolvendo cerca de 8.500 pacientes com diabetes tipo 2.
  • Nesina resultou em reduções nos níveis de hemoglobina glicosilada (HbA1c), uma medida de controle de açúcar no sangue, de 0,4 por cento para 0,6 por cento em comparação com o placebo após 26 semanas de uso.
  • O FDA está exigindo cinco estudos pós-comercialização para Nesina: um ensaio desfechos cardiovasculares, um programa de farmacovigilância melhorada para monitorar alterações hepáticas, casos graves de pancreatite, e reações graves de hipersensibilidade, e três estudos pediátricos sob o Pediátrica Equity Research Act (PREA), incluindo um estudo de determinação de dose e de dois estudos de segurança e eficácia, uma com Nesina como monoterapia e um com Nesina e metformina.
  • Os efeitos colaterais mais comuns do Nesina são nariz entupido ou coriza, dor de cabeça, infecção do tracto respiratório superior.
A segurança e eficácia de Kazano foi demonstrada em quatro estudos clínicos envolvendo mais de 2.500 pacientes com diabetes tipo 2.
  • Kazano resultou em reduções adicionais na HbA1c de 1,1 por cento sobre Nesina e 0,5 por cento em relação a metformina após 26 semanas de uso.
  • O FDA está exigindo dois estudos pós-comercialização para Kazano: um programa de farmacovigilância melhorada para monitorar alterações hepáticas, casos graves de pancreatite, e reações graves de hipersensibilidade, e um segurança pediátrica e estudo de eficácia sob PREA.
  • Kazano carrega uma caixa advertência de acidose láctica, um acúmulo de ácido láctico no sangue, associados ao uso de metformina.
  • Os efeitos colaterais mais comuns do Kazano são infecção do trato respiratório superior, nariz entupido ou coriza e dor de garganta, diarréia, dor de cabeça, pressão alta, dor nas costas e infecção do trato urinário.
Oseni demonstrou ser segura e eficaz em quatro ensaios clínicos envolvendo mais de 1.500 pacientes com diabetes tipo 2.
  • Oseni resultou em reduções adicionais na HbA1c de 0,4 por cento para 0,6 por cento em relação à monoterapia com pioglitazona e 0,4 por cento para 0,9 por cento em relação à monoterapia alogliptin.
  • O FDA está exigindo um programa de farmacovigilância avançado para Oseni para monitorar alterações hepáticas, casos graves de pancreatite e reacções de hipersensibilidade graves.
  • Oseni carrega uma caixa advertência para a insuficiência cardíaca associada ao uso de pioglitazona.
  • Os efeitos colaterais mais comuns de Oseni são nariz entupido ou coriza e dor de garganta, dor nas costas e infecção do trato respiratório superior.
Nesina, Kazano e Oseni são distribuídos pela Takeda Pharmaceuticals America, Inc., Deerfield, Illinois
Para mais informações:
A FDA, agência do Departamento dos EUA de Saúde e Serviços Humanos, protege a saúde pública, garantir a segurança, eficácia e segurança dos medicamentos de uso humano e veterinário, vacinas e outros produtos biológicos para uso humano, e dispositivos médicos. A agência também é responsável pela segurança e segurança do abastecimento de alimentos da nação, cosméticos, suplementos alimentares, produtos que emitem radiação eletrônica, e para regular os produtos de tabaco.