terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exercícios aeróbios e emagrecimento




O emagrecimento está ligado ao balanço energético negativo: um consumo de calorias inferior ao seu gasto energético. Mas existem formas de potencializar a queima de gordura, e uma das principais é a prática de exercícios aeróbios. Aqui vão algumas dicas:
• Para começar, respeite o limite do seu corpo. Não exagere. Ninguém consegue emagrecer do dia para a noite! O emagrecimento precisa de disciplina e paciência para ser saudável. E se você fizer tudo certo, os resultados vão aparecer!
• Se você tem bastante tempo para malhar, aumente o tamanho do seu treino aeróbio. É provável que você tenha que diminuir a intensidade do treino, mas aumentando o tempo do seu exercício, você contribui para aumentar também o seu gasto calórico!
• Se você tem pouco tempo para malhar, aumente a intensidade do seu treino. Torne ele mais intenso, para queimar mais calorias. Uma boa maneira de fazer isso é utilizar o treinamento intervalado: alterne picos de intensidade com períodos de intensidade moderada, se for preciso, utilize tempos de recuperações curtas.
• Nosso corpo metaboliza gorduras com mais facilidade após 30 minutos de atividade física, tempo que os hormônios responsáveis pelo processo levam para atingir sua concentração ideal. Se você combina musculação e exercício aeróbio, faça a musculação primeiro, para que seu corpo já esteja preparado para queimar as gorduras na hora do treino aeróbio e sua reserva energética não seja comprometida em seu treino neuromuscular, que também é responsável pelo seu emagrecimento.
• Exercícios de intensidade moderada queimam mais gordura, mas tem baixo gasto calórico. Exercícios de alta intensidade queimam menos gordura, mas tem um gasto calórico maior. O ideal é combinar treinos de alta intensidade com treinos de intensidade moderada, ou fazer treinos mais longos de menor intensidade.
• Um corpo bem treinado é uma eficiente máquina na otimização de queima das gorduras. Além de fazer o processo mais rapidamente, permite que a pessoa suporte cargas maiores, ou treinos mais longos. Por isso, monitore a sua frequência cardíaca nos treinos mantendo entre 60% a 90%  da sua frequência cardíaca máxima ou 50% a 85% do seu VO2 máx.(ACSM 2000) Apenas evite treinar pesado todos os dias, devido a probabilidade de lesões.
• Se você está iniciando seu treino aeróbio, evite treinar com intensidade elevada nas primeiras 10 semanas. Esse é o tempo necessário para seu corpo se adaptar ao exercício e se preparar para outro treino mais intenso, sem o risco de lesões.

Um comentário: